Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
23:36

Band Política

Band Política

A tríade do PT em Teresina: uma estratégia em três reuniões

A primeira reunião aconteceu nessa quinta-feira (15) e teve o objetivo de discutir o quociente eleitoral para que os vereadores das chapas.

Nossa coluna conversou com muitos nomes do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma coisa é certa: a distância está diminuindo! Ou ao menos essa é a tentativa. Pelo o que foi dito por personagens importantes dessa equação (tão matemática quanto política), é que a estratégia de Fábio Novo para a eleição de 2024 em Teresina será divida em três etapas e em três reuniões.  

1ª REUNIÃO: Votos

A primeira reunião aconteceu nessa quinta-feira (15) e teve o objetivo de discutir o quociente eleitoral para que os vereadores das chapas que apoiam Fábio Novo consigam se organizar para serem eleitos. Nomes como Chico Lucas, Washington Bonfim e o professor da UFPI André Macêdo foram os maestros dessa reunião. O foco é "simples": só será eleito se conseguir, no mínimo, 3 mil votos por vereador. Essa será a clausula pessoal de votos. A coletiva será de 15 mil votos por sigla, para que a cauda eleitoral consiga garantir todos os nomes. Mas o PT não quer três nomes na Câmara Municipal, a meta é ter 9 estrelas na Casa do Povo. O cálculo representa 20% do quociente eleitoral deste ano e tem trazido dores de cabeça para os parlamentares.



2ª REUNIÃO: Vereadores com Novo

A tal instabilidade que alguns vereadores e pré-candidatos estavam reclamando está sendo balizada por Novo e por sua equipe, com um almoço nesta sexta-feira (16), às 12h, para todos os vereadores de mandato que o apoiam para este ano (12 nomes). A conversa será sobre distribuir os nomes nas chapas proporcionais para que mais parlamentares da base sejam eleitos. Inclusive, está sendo ventilado até que Celso Henrique possa migrar do Rede para outro partido. Será?


3ª REUNIÃO: Diretório

Por fim, na segunda-feira (19) Fábio Novo e os vereadores vão se encontrar com a executiva municipal e colocar todas as cartas na mesa. Com cartas, claro que são as filiações partidárias que haviam sido "vetadas". Petistas raízes dizem que houve veto, petistas de branco dizem que não houve veto. Segunda-feira será definido se houve ou não.

Bônus!

O vice-governador Themístocles Filho será o coordenador da campanha de Fábio Novo. Em uma manhã de ligações rápidas para os envolvidos nessa eleição, uns falaram que "com certeza, já está definido", já um emedebista foi sucinto: "quem deve anunciar é o Fábio". Em nenhuma das ligações houve o "não". A coluna arrisca que nessa estratégia de três etapas, a anteprimeira foi cravar a coordenação de Themístocles Filho.

Veja Também

Dê sua opinião: