O deputado federal pelo Republicanos no Piauí, Jadyel Alencar, afirmou que o partido não deve lançar chapa para deputado estadual nas eleições de 2026. A decisão, segundo ele, está alinhada com a estratégia do governador Rafael Fonteles, que tem demonstrado resistência à formação das conhecidas chapinhas na base aliada, com o objetivo de evitar o desperdício de votos.
“O governador Rafael Fonteles tem dialogado muito comigo, e eu tenho sido sempre muito positivo com ele. O Republicanos no estado do Piauí não abre mão da chapa de deputado federal. Já estamos com essa chapa montada”, afirmou Jadyel.
O parlamentar explicou que a prioridade do Republicanos no próximo pleito será a eleição de dois deputados federais, e que a chapa para isso já está estruturada. Além disso, Jadyel apontou que recebeu do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, a garantia de que o Republicanos seguirá com Rafael Fonteles, independentemente do cenário político nacional.
Foto: Band Piauí
“Seguiremos com ele (Rafael Fonteles), faremos a chapa federal e vamos trabalhar muito forte para eleger dois deputados”, destacou.
Com a confirmação de que não haverá chapa para deputado estadual, o atual deputado Gessivaldo Isaías, que é filiado ao Republicanos, deverá buscar uma nova legenda para disputar as eleições de 2026.
“Hoje temos o deputado Gessivaldo, que está buscando se movimentar para montar essa chapa estadual, mas é um caminho mais difícil. Precisamos ampliar esse diálogo com o governador e com o próprio deputado Gessivaldo. Tenho buscado esse entendimento para que ele permaneça no partido, mas é um caminho mais longo”, pontuou.
Dê sua opinião: