Sábado, 23 de novembro de 2024, 17:54
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
17:54

Jogo Aberto

Jogo Aberto

CUFA confirma pentacampeão Cafu no lançamento da Taça das Favelas Piauí 2024

O campeonato é realizado pela CUFA Piauí e o lançamento será dia 13 de julho no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

O lançamento da Taça das Favelas Piauí 2024, campeonato sub17 realizado pela CUFA PI (Central Única das Favelas), contará com a presença do pentacampeão mundial Cafu. O evento acontecerá a partir das 9h no dia 13 de julho no Theatro 4 de Setembro, no Centro.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉


CUFA confirma pentacampeão Cafu no lançamento da Taça das Favelas Piauí 2024. FOTO: ASCOM/CUFA.


Na ocasião, o jogador fará uma palestra para os times masculinos e femininos que disputarão o torneio e receberá o título de Cidadão Teresinense pela Câmara Municipal de Teresina.

“Para que os atletas sigam o caminho da educação e não sejam seduzidos pela violência das ruas, nós sabemos o quanto é importante para o jovem ter boas referências hoje em dia, por isso estamos trazendo novamente o capitão Cafu, que é uma inspiração positiva a quem ama futebol, pela sua trajetória, por tudo que ele conquistou, por ter conduzido a seleção brasileira e erguido o troféu do Penta, assim nós cumprimos um papel social importante”, comentou Valciãn Calixto, presidente da CUFA Piauí.

Cafu é o embaixador da Taça das Favelas, maior campeonato entre favelas do mundo que nasceu em 2012, revelou nomes como o do volante Patrick de Paula e em 2022 realizou sua primeira edição nacional, chamada Favelão 2022, que ocorreu na Arena Barueri, em São Paulo. Como a Taça não é só futebol e sim um fator de integração social, a organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, em todos os estados que recebem o projeto, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidado com a alimentação até educação financeira.

“Eu, capitão Cafu estarei aí no Piauí no dia 13 de julho para bater um bolão, falar sobre esporte, juventude, cidadania, comprometimento, foco, determinação, vou falar um pouquinho da minha trajetória com vocês também, não percam”, disse o jogador em vídeo gravado para a divulgação do evento.


CUFA confirma pentacampeão Cafu no lançamento da Taça das Favelas Piauí 2024. FOTO: ASCOM/CUFA.


Ao todo, quando as inscrições foram abertas, ainda em 2023, 100 times, masculinos e femininos, inscreveram-se, porém em razão do regulamento, falta de documentação, comprovante escolar, entre outros, são 32 os que irão disputar o campeonato este ano, sendo 25 masculinos e sete femininos.

“Nós temos uma dinâmica própria, assim como nosso próprio regulamento, então no ato da inscrição, entre os documentos que pedimos aos times é o comprovante de frequência escolar de cada jogador, ninguém joga sem estar matriculado na rede de ensino, é um incentivo e evita evasão escolar”, explica Nei Pereira, um dos coordenadores da Taça.


Um Gol Para Toda Vida

“A Taça das Favelas possui esse slogan, 'Um gol para toda vida'. Por exemplo, nós vamos impactar diretamente cerca de 800 jovens, entre garotos e garotas e indiretamente mais de cinco mil pessoas quando se pensa nas torcidas, famílias e comunidades que se engajam durante todo o campeonato. Além disso, teremos na primeira fase as peneiras zonais, onde os times de cada zona se enfrentam entre si, isso impulsiona até mesmo a economia de cada região, pois ao redor dos campos, muitos vendedores montam suas barraquinhas para vender desde água a lanches, entre outras coisas”, falou Valciãn.

Entre as regras do regulamento, constam que as partidas terão duração de uma hora, sendo 30 minutos cada tempo e cinco minutos de intervalo; É proibido o uso de chuteira com travas e com travas de alumínio; É proibido o uso de chinelo no campo, tanto para os representantes quanto para os atletas; É proibido andar sem camisa na área de convivência, para todos. Inclusive torcedores; Outras.

  • Seleções Femininas:
    - Jacinta Andrade (Falcão F.C.);
    - Matadouro (Cíntia Portela);
    - Alto da Ressurreição (E.C. Mônaco);
    - Matadouro (Matadouro);
    - Anita Ferraz (Anita Ferraz);
    - Ilhotas (Ilhotas F.C.);
    - Dirceu (Bom Sucesso F.C.).
  • Seleções Masculinas:
    - Morro da Esperança (Morro da Esperança F.C.);
    - Nova Brasília (Nova Brasília);
    - Risoleta Neves (E.C. Risoleta Jr.);
    - Matadouro (TFC Ajax);
    - Água Mineral (Gol de Placa);
    - Cabral (Kaptal E.C.);
    - Vila Angélica/Timon (Seleção Timonense);
    - Esplanada (E.F. Esplanada);
    - Cerâmica Cil (Grêmio Indep.);
    - Ilhotas (Ilhotas F.C.);
    - Vila Jerusalém (Meninos da Vila Jerusalém);
    - Promorar (E.F. Promorar);
    - Santa Fé (A.A. Santa Fé);
    - Planalto Uruguai (E.F. Planalto Uruguai);
    - Povoado Tapuia (Juventude F.C.);
    - Vila Meio Norte (Tabajara);
    - Anita Ferraz (Anita Ferraz);
    - Porto do Centro (Porto do Centro);
    - União-PI (Monte Castelo F.C.);
    - Francisco Marreiros (Arsenal F.C.);
    - Renascença (Escola Real);
    - Alto da Ressurreição (E.C. Mônaco);
    - Usina Santana (Santana Júnior F.C.);
    - Deus Quer (Náutico);
    - Parque Piauí (Timon E.C.).

Veja Também

Dê sua opinião: