Parte da estrutura do Abrigo Feminino, localizado no bairro Saci, zona Sul de Teresina, foi completamente destruída na noite desta segunda-feira (21) durante um motim envolvendo dez adolescentes. O abrigo acolhe meninas menores de 18 anos que cumprem medida socioeducativa por atos infracionais.
A ação violenta mobilizou a Polícia Militar, que foi acionada para conter a situação dentro do abrigo. As adolescentes foram encaminhadas inicialmente para a Central de Flagrantes e, posteriormente, transferidas para o Complexo de Defesa e Cidadania, situado no bairro Redenção, também na zona Sul da capital.
Foto: Reprodução
De acordo com relatos , as jovens depredaram completamente o espaço: quebraram todas as cadeiras e mesas do refeitório, destruíram lâmpadas, bebedouros, sofás, câmeras de segurança, arrancaram janelas e danificaram grades das camas.
A juíza Eufrida Belleza, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, afirmou que as adolescentes permanecerão no Complexo da Cidadania até que o Ministério Público elabore um relatório sobre o caso. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o prazo máximo de permanência nesse tipo de unidade é de cinco dias, podendo ser estendido caso não haja vagas disponíveis em outros abrigos.
“A situação tem sido recorrente nos abrigos. Vou solicitar informações da Central de Vagas ao Sasc para, então, tomar uma decisão”, declarou a magistrada. Ela aguarda o parecer da promotoria para definir se as adolescentes serão transferidas para outro abrigo ou se poderão responder em liberdade.
Dê sua opinião: