Cerca de 200 trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo em Teresina devem paralisar as atividades por 48 horas a partir desta segunda-feira (15), afetando os serviços nas zonas Sul e Sudeste da capital. A mobilização ocorre em protesto contra atrasos no pagamento de salários, horas extras e vale-alimentação, que, segundo a categoria, já se acumulam há aproximadamente três meses.
De acordo com informações repassadas pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), a paralisação foi comunicada à empresa responsável pelo serviço na última sexta-feira (12). No entanto, até o momento, não houve abertura de diálogo para negociação das pendências trabalhistas.
Foto: Reprodução O sindicato relata que os trabalhadores vêm enfrentando atrasos recorrentes no pagamento do vale-alimentação e das horas extras. Neste mês, segundo a entidade, os benefícios ainda não foram pagos até o momento, agravando a situação financeira da categoria.
Em entrevista, Jonatas Miranda, presidente do SEEACEP, afirmou. "Acabamos de ser recebidos pela administração da empresa Ibero-Lusitana, onde eles se comprometeram em fazer a quitação dos trabalhadores dos débitos que faltam até amanhã, terça-feira. Então nós deixamos já eles notificados se até amanhã, à meia-noite da terça-feira não houver a quitação desses trabalhadores, na quarta-feira a gente já volta novamente e dessa vez com a greve com o tempo indeterminado até que eles se resolvam por completo. Mais uma vez nós estamos ouvindo a categoria e dando a oportunidade da empresa fazer a sua regularização."
Ainda conforme o SEEACEP, caso não haja uma solução apresentada pela empresa, o movimento pode evoluir para uma greve por tempo indeterminado, ampliando os impactos na coleta de resíduos sólidos na capital.
Por meio de nota, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que não há débitos da Prefeitura de Teresina com a empresa responsável pelo serviço e atribuiu a paralisação ao não repasse de benefícios aos trabalhadores por parte da concessionária.
Nota na íntegra
A ETURB – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que não há qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa responsável pela coleta domiciliar das zonas Sul e Sudeste da capital, a Ibero Lusitana.
Esclarece ainda que tomou conhecimento da paralisação anunciada para esta segunda-feira apenas por meio de nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública. Ressalta-se que a paralisação não decorre de inadimplência do Município, mas do fato de que a empresa não vem repassando aos trabalhadores os tíquetes e as horas extras referentes aos serviços realizados.
Diante da situação, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa Ibero Lusitana, visando assegurar o cumprimento do contrato e a garantia dos direitos dos trabalhadores.
Dê sua opinião: