Trabalhadores da coleta de lixo em Teresina encerraram, nesta quinta-feira (10), a greve iniciada no início do dia, após acordo firmado em audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A Prefeitura reconheceu dívida de R$ 14 milhões com a empresa Recicle Aurora e autorizou o repasse imediato de R$ 7,8 milhões.
Segundo o sindicato da categoria, os valores serão utilizados para quitar salários e benefícios, incluindo o pagamento de caminhoneiros terceirizados que estavam há três meses sem receber. O serviço será retomado ainda hoje, a partir das 17h, caso os depósitos sejam concluídos até às 15h. O acordo foi mediado pelo desembargador Manoel Edson e contou com a presença da Prefeitura, do sindicato e da empresa responsável pelo serviço.
A Prefeitura também informou que o pagamento referente ao mês de junho será feito via indenização, já que os contratos com a empresa encerraram no dia 3 do mesmo mês. Uma nova licitação para a coleta de lixo deve ser lançada até o dia 30 de setembro, e, até lá, o serviço será mantido por meio de contratação emergencial.
Para resguardar os direitos dos trabalhadores em caso de não renovação do contrato, o sindicato protocolou uma ação judicial solicitando o bloqueio de recursos destinados à empresa.
Dê sua opinião: