O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) emitiu um alerta à população sobre a circulação de anúncios falsos nas redes sociais envolvendo o programa CNH Social. As publicações enganosas têm levado pessoas a fornecer dados pessoais e realizar pagamentos para garantir uma suposta inscrição no benefício, que na verdade é totalmente gratuito.
De acordo com o Detran-PI, os golpistas estão utilizando indevidamente o nome do programa CNH Social para aplicar fraudes, solicitando transferências via Pix ou cobranças de taxas de inscrição. O órgão esclarece que nenhum valor é cobrado em qualquer etapa do processo, e que todas as inscrições são feitas exclusivamente nas escolas da rede pública estadual, em datas divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Foto: DivulgaçãoO programa CNH Social oferece gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, destinada à condução de motocicletas, a estudantes do ensino médio da rede estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico e estar matriculado no ensino médio ou EJA.
Segundo a Seduc, em 2025, 10 mil estudantes serão beneficiados pelo programa, e a meta é entregar 60 mil carteiras até 2030.
O Detran recomenda que os interessados não cliquem em links suspeitos, não forneçam informações pessoais e não realizem pagamentos em sites ou perfis não oficiais. Em caso de dúvida, os cidadãos devem entrar em contato com o Detran-PI por meio dos canais oficiais de atendimento.
Dê sua opinião: