O deputado Franzé Silva (PT) anunciou a ampliação de um projeto voltado ao cuidado de mães de crianças atípicas no Piauí. A iniciativa, que teve início em José de Freitas com o nome Mãe TEAcolho, busca oferecer suporte emocional e atenção à saúde mental dessas mulheres, cuja rotina diária envolve desgaste intenso.
Na última segunda-feira (8), Franzé Silva esteve em Valença do Piauí, onde se reuniu com um grupo de mães de crianças autistas e com outras neurodivergências ou deficiências, para ouvir suas demandas e compreender a realidade enfrentada por elas.
Foto: Alepi“É muito difícil ser mãe de autista. Eu estou lutando contra uma depressão. A dificuldade financeira também é enorme. Então, eu acho que o principal atendimento tem que ser pras mães”, afirmou Mitchelli Sousa, mãe de criança autista.
O parlamentar ressaltou a importância de apoiar quem cuida. “É necessário cuidar de quem cuida. Criar uma criança típica é difícil, mas criar uma criança atípica, a dificuldade é triplicada. Se a mãe não tem condição psicológica, tudo desanda [...] Estou visitando todos as regiões e em todas as cidades estou ouvindo as mães atípicas. A partir disso, vamos ampliar o projeto de acolhimento que já estamos desenvolvendo com muito sucesso em José de Freitas”, disse Franzé Silva.
Mente em Foco em Valença
No domingo (7), Franzé Silva lançou em Valença do Piauí o projeto Mente em Foco, voltado ao atendimento de crianças de 3 a 10 anos, com emissão de laudos médicos definitivos quando necessário. Os atendimentos são gratuitos e realizados em um ônibus adaptado por uma equipe especializada composta por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.
Valença é o oitavo município a receber o Mente em Foco, que já atendeu mais de 2.000 crianças e emitiu cerca de 400 laudos. Na cidade, os atendimentos seguem até esta quarta-feira (10), na Creche Dayanne Lima Verde.
Dê sua opinião: