Com praias preservadas, ventos favoráveis aos esportes náuticos e fluxo intenso de turistas ao longo do ano, Cajueiro da Praia município que abriga o vilarejo de Barra Grande tem exigido reforço em serviços essenciais, especialmente no abastecimento de água. Para atender à crescente demanda, a Águas do Piauí investiu na ampliação do armazenamento e na melhoria da gestão hídrica da região, assegurando mais qualidade de vida para moradores e visitantes.
Foto: Band PiauíA principal intervenção foi realizada no sistema do rio Camurupim, responsável por abastecer Cajueiro da Praia, Barra Grande e comunidades vizinhas. Segundo a concessionária, a instalação de novos reservatórios garante maior regularidade e distribuição uniforme da água.
Foto: Band Piauí“O investimento foi feito no Camurupim, porque toda a água que vai para Barrinhas, Barra Grande e Cajueiro da Praia deriva desse sistema. Hoje instalamos dois reservatórios móveis, cada um com capacidade para 74 mil litros, além de duas bolsas flexíveis, uma de 500 mil litros e outra de 300 mil litros. Dessa forma, conseguimos garantir o abastecimento da cidade de maneira uniforme. As perspectivas são as melhores possíveis. Ainda estamos realizando estudos para ampliar o atendimento às regiões que ainda não recebem água regularmente.”
As melhorias já começam a transformar o dia a dia de quem vive na região. Morador de Barra Grande há mais de 40 anos, o pedreiro Antônio dos Santos relata que a pressão e a regularidade da água melhoraram de forma significativa.
Foto: Band Piauí“Aqui em casa e na redondeza a água está muito forte. Antes, em algumas casas, não dava nem para encher um balde. Hoje o pessoal já consegue encher a caixa d’água, e muitas vezes a água chega com pressão suficiente para subir até quatro ou cinco metros. Está muito bom, o povo está alegre. Foi um trabalho muito bem feito, uma grande bênção para quem mora aqui em Barra Grande.”
Parte dos reservatórios foi instalada às margens da BR-402, a poucos quilômetros da entrada de Cajueiro da Praia, e integrada ao sistema de bombeamento do município. Além das obras estruturais, a Águas do Piauí destaca a importância do diálogo com a população para identificar demandas históricas.
Foto: Band Piauí“Desde que assumimos, nosso objetivo sempre foi levar água de qualidade para a população, de forma ininterrupta. Para isso, fizemos os investimentos necessários desde o primeiro dia. Estamos aqui há oito meses e muitos dos nossos colaboradores são moradores da própria região, mas ninguém conhece melhor os problemas do que quem convive com eles há anos. Por isso, ouvir a população é fundamental.”
Segundo o gerente, os canais de atendimento funcionam 24 horas por dia para receber solicitações e orientar os clientes.
“A população pode nos procurar pelo telefone e WhatsApp 0800 223 2000 ou pelo aplicativo Águas do Piauí. Esses canais são essenciais para que possamos resolver as demandas com mais agilidade.”
Com foco no futuro, Cajueiro da Praia e o vilarejo de Barra Grande avançam no fortalecimento da infraestrutura básica, garantindo mais dignidade, saúde e conforto aos moradores, além de melhores condições para receber os milhares de turistas que visitam o litoral piauiense todos os anos.
Dê sua opinião: