A liberação das faixas exclusivas para ônibus ao tráfego de motocicletas contribuiu para a redução de 45% nos acidentes envolvendo esse tipo de veículo em Teresina. A informação é do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que registrou queda nos atendimentos relacionados a ocorrências com motos após a mudança no trânsito.
A medida foi adotada no início da gestão do prefeito Silvio Mendes (UB), que determinou à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) a ampliação do uso das faixas exclusivas. Antes restritas a ônibus e táxis, elas passaram a ser compartilhadas também com motocicletas e veículos oficiais, como viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias.
Foto: Divulgação
Segundo o HUT, a maioria das vítimas atendidas na unidade são motociclistas. Diante disso, a estratégia de permitir o uso das faixas exclusivas visou reduzir a exposição dos condutores a riscos em outras vias mais congestionadas.
A redução expressiva no número de acidentes reforça, segundo especialistas, a importância de repensar a mobilidade urbana com foco na segurança de todos os modais.
Dê sua opinião: