O Piauí está sob alerta meteorológico para chuvas intensas em 159 municípios, incluindo Teresina. O aviso foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em conjunto com a Defesa Civil estadual, e é válido até a manhã desta quarta-feira (28).
Após um dia marcado por fortes chuvas e rajadas de vento em diversas regiões do estado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Defesa Civil, por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos, emitiram alerta para o restante desta terça-feira (27) e o início da quarta-feira (28).
Foto: Divulgação De acordo com o comunicado, 159 municípios piauienses estão classificados em grau de perigo, com predominância de níveis mais elevados de severidade. Entre as cidades atingidas está a capital, Teresina.
A previsão aponta para chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. O alerta também inclui ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. O aviso começou às 10h desta terça-feira (27), e segue até as 10h da quarta-feira (28).
Segundo o boletim da Semarh, há risco de alagamentos, queda de galhos e árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de descargas elétricas.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente durante as rajadas de vento. Entre as recomendações estão evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos, além do quadro geral de energia.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Dê sua opinião: