As cidades de Oeiras e Alvorada do Gurguéia, localizadas no Sul do Piauí, registraram os menores níveis de umidade relativa do ar do Brasil, com 13% e 14%, respectivamente, segundo dados divulgados neste domingo (31). Esses índices estão significativamente abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere valores entre 50% e 60% para conforto e saúde.
Além de Oeiras e Alvorada do Gurguéia, outros municípios piauienses também apresentaram baixos índices de umidade neste domingo. Uruçuí registrou 15%, enquanto Castelo do Piauí, Paulistana e Picos marcaram 17%. Campo Maior teve 20%, Corrente 21% e Piripiri 36%. Esses níveis críticos de umidade aumentam os riscos de problemas respiratórios, ressecamento da pele e olhos, além de favorecerem a ocorrência de queimadas.
Foto: ReproduçãoO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para quase todo o estado. Na região Centro-Norte, a umidade pode variar entre 20% e 30%, enquanto no Sul os índices podem cair para até 12%, intensificando os riscos à saúde e ao meio ambiente.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda à população que adote medidas preventivas, como ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas em horários de calor intenso, não se expor diretamente ao sol entre 10h e 16h, utilizar hidratantes e manter os ambientes umidificados. Em situações de emergência, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Dê sua opinião: