Quarta, 17 de setembro de 2025, 12:47
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
12:47
Cidades

Piauienses já podem emitir nova identidade sem precisar atualizar certidões

Mudança elimina exigência de documentos recentes e agiliza a solicitação da CIN

Pessoas que moram no Piauí não precisam mais atualizar a certidão de nascimento ou casamento para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A mudança passou a valer nesta terça-feira (16), e permite o uso de qualquer certidão antiga, desde que esteja legível, sem rasuras e em bom estado de conservação.

Segundo o superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenhas, a exigência anterior de uma certidão com os 32 dígitos da matrícula das versões mais recentes deixa de valer. “Qualquer certidão, desde que esteja legível, sem rasura, autenticada e em bom estado de conservação, pode ser utilizada para a emissão da CIN. Independentemente do prazo, seja ela de 10, 20 ou 30 anos”, explicou.


Foto: AscomO secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou que a medida elimina um dos principais entraves para a emissão do documento. “Essa medida vai trazer muito mais celeridade e reduzir custos. Percebemos que um dos principais problemas para emissão da nova carteira era a obrigatoriedade de atualizar a certidão de nascimento ou casamento em cartório, e agora essa exigência não será mais necessária, contanto que não sejam detectados problemas de autenticidade”, afirmou.

O Piauí se mantém em destaque nacional na emissão do novo documento, com 40% da população já de posse da CIN o maior índice do país, seguido pelo Acre, que registra 28%. A meta é universalizar o uso da nova identidade até 2026.

Veja Também

Dê sua opinião: