A Águas do Piauí apresentou nesta terça-feira (16), à imprensa de Parnaíba a Operação Águas no Litoral, um plano estratégico que busca melhorar o abastecimento de água na região, atendendo tanto à população local quanto ao aumento populacional registrado durante as festas de final de ano. Desde que assumiu a concessão do abastecimento de água e rede de esgoto no Piauí, há sete meses, a empresa já investiu em serviços e equipamentos para otimizar o sistema.
O plano inclui ações contínuas de manutenção e ampliação da capacidade de produção e distribuição de água, bem como a instalação de reservatórios móveis e melhorias nas estações de tratamento. A iniciativa atende especialmente à demanda gerada pela população flutuante, que cresce consideravelmente no período de festas e férias.
Foto: Band PiauíO gerente executivo da Águas do Piauí Meio Norte/Litoral, Célio Damásio, detalhou as ações e expectativas da empresa.
"O objetivo desse plano é atender ao aumento populacional no período de fim de ano, que vai até o carnaval. Desde que assumimos, em 16 de maio, estamos aumentando a capacidade de produção e distribuição de água, e neste período temos ações extras para garantir água com regularidade e qualidade nas redes.
As melhorias são contínuas e beneficiarão toda a população residente em Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Pedimos que qualquer problema pontual seja informado pelo 0800 223 2000, nossas equipes estão disponíveis 24 horas.
Recebemos algumas reclamações do João XXIII, que são situações pontuais, devido a redes construídas fora dos padrões, que causam entupimentos e rompimentos. As ações incluem ETAs móveis, reservatórios móveis e melhorias na captação, tratamento e distribuição. Nosso objetivo é que, com essas melhorias, não seja mais necessário usar caminhões-pipa."
Foto: Band PiauíO diretor executivo da Águas do Piauí, Danilo Almeida, complementou explicando a função das estações de tratamento móveis.
"Sim, as instalações de ETAS móveis, elas servem para ampliar a capacidade de produção de água para que essa produção chegue até o cliente final. Então na situação de população flutuante acaba que a nossa produção fica insuficiente. Quando a gente traz reservatórios móveis, quando a gente traz, amplia a captação de água junto com essas estações de tratamento de água, ela serve para poder equilibrar e equalizar essa produção para que isso chegue até o nosso cliente. Já são melhorias mais robustas, que são construção de estações de tratamento, caso necessário, ampliação de adutoras, sistema de movimentos mais robustos, que não são o que nós estamos operando atualmente. Então, isso se equilibra ao longo do contrato."
A operação representa um esforço contínuo da empresa para garantir abastecimento regular e de qualidade, beneficiando não apenas os turistas, mas também os moradores das cidades do litoral piauiense.
Dê sua opinião: