Com a aproximação do Carnaval, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte, reforça a necessidade de que organizadores de eventos, blocos carnavalescos e produtores culturais solicitem as autorizações com antecedência, a fim de garantir a regularidade e a segurança das festividades na capital.
De acordo com a coordenação de Urbanismo da SDU Norte, os pedidos devem ser protocolados com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data do evento. A exigência vale para blocos de rua, festas carnavalescas, interdição ou fechamento de vias públicas, uso de praças e demais solicitações que envolvam estrutura urbana e organização do espaço público.
Foto: Ascom FMCMC“A solicitação antecipada é fundamental para que os órgãos competentes possam analisar a documentação, realizar vistorias técnicas, quando necessário, e articular ações com outros setores, como trânsito, limpeza urbana, iluminação pública e segurança. Quando o pedido é feito fora do prazo, aumenta o risco de indeferimento ou de atrasos na liberação, o que pode comprometer a realização do evento”, destaca Hudson Rafael, coordenador de urbanismo da SDU Norte.
A superintendência ressalta que o planejamento prévio contribui para um Carnaval mais organizado, seguro e tranquilo para a população, além de facilitar o diálogo entre os organizadores e o poder público, possibilitando ajustes e adequações conforme as normas vigentes.
“Vai ter carnaval em Teresina sim, mas os blocos devem buscar a superintendência munidos das informações básicas como data, horário, local, estimativa de público e necessidades específicas, como interdição de ruas ou apoio logístico. A recomendação é clara: planejamento e organização para uma festa bonita e segura para todos”, complementou o superintendente da SDU Norte, Alan Brandão.
Dê sua opinião: