A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) iniciou, na segunda-feira (18), as ações de fiscalização e monitoramento do período de defeso da piracema, que ocorre de 15 de novembro de 2024 a 16 de março de 2025. O objetivo é proteger a reprodução natural dos peixes e garantir a sustentabilidade da pesca na Bacia do Rio Parnaíba.
Durante o defeso, a pesca é proibida em áreas específicas, como nas proximidades de barragens e cachoeiras, e restrita a modalidades controladas para pescadores registrados. A fiscalização contará com a parceria da Polícia Ambiental, Ibama e outros órgãos, com foco em coibir práticas de pesca ilegal e predatória.
"Estamos traçando ações de conscientização dos pescadores em relação a este período. A Semarh, em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), realizará fiscalizações para impedir práticas de pesca irregulares e predatórias durante o período de reprodução dos peixes. No ano passado, fizemos ações em conjunto e percebemos que houve um resultado positivo", afirmou João Vitor, superintendente da Semarh. A fiscalização abrange também transporte e comercialização, que exigem comprovação de origem e registro no Ibama.
Dólar
R$ 4.9485
Clima
Teresina 31ºC
Maré
6:25
2,2m
13:14
Cidades
Semarh inicia fiscalização contra pesca ilegal no período da piracema no Piauí
A pesca é proibida em áreas específicas, como nas proximidades de barragens e cachoeiras, e restrita a modalidades controladas
- Terça, 19/11/2024 às 10:02
- Giovana Richelly
Dê sua opinião: