O governador Rafael Fonteles participou das comemorações dos 202 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil, em Parnaíba, nesta sábado (19). O evento começou com a aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e o tradicional hasteamento de bandeiras. Em seguida, foi realizado o Te Deum Laudamus, uma ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.
Fonteles destacou a importância das cerimônias para recontar a participação do estado no processo de independência, que moldou os aspectos geográficos e territoriais do Brasil atual. “Celebramos mais um aniversário da adesão do Piauí à independência, que começou aqui em Parnaíba no dia 19 de outubro de 1822”, afirmou. Ele mencionou os líderes locais, como Simplício Dias e Leonardo Castelo Branco, que foram fundamentais nesse processo.
O governador também enfatizou a relevância de lembrar esses momentos ao lado dos estudantes da rede municipal e estadual, para que “a chama da luta dos antepassados piauienses nunca acabe”.
A data 19 de outubro de 1822 é um marco na história do Piauí, lembrando a assinatura do primeiro documento que reconheceu a independência do Brasil. O conflito armado da Batalha do Rio Jenipapo, em Campo Maior, foi um desdobramento crucial que enfraqueceu as tropas portuguesas, mudando para sempre a trajetória do Brasil a partir do Piauí.
Dê sua opinião: