Após a forte chuva de 86 milímetros registrada na madrugada desta quarta-feira (19), Teresina não deve enfrentar novos temporais nos próximos dias, segundo o Monitoramento do Clima da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh). A previsão é de precipitações moderadas até o domingo (23), sem risco imediato de novos episódios intensos na capital.
Enquanto isso, no semiárido piauiense, municípios como Pedro Laurentino registraram volumes ainda maiores 150 milímetros e outras cidades ultrapassaram a marca dos 100 milímetros. As chuvas expressivas contribuíram para reabastecer pequenos reservatórios em áreas que estavam em situação de emergência devido à seca.
Foto: Reprodução A Semarh reforçou que o sul do Piauí concentra o maior risco meteorológico no momento, com possibilidade de tempestades e altos acumulados de chuva. O cenário é provocado por uma frente fria que avança da Bahia, trazendo grande quantidade de umidade para o território piauiense.
O fenômeno, conhecido como Zacas, costuma se prolongar por quatro dias ou mais e é responsável por precipitações volumosas, como as que ocorreram na capital. Segundo o órgão ambiental, esse período marca o início da estação chuvosa no estado, que começa com mais força no sul e avança gradualmente para as regiões centro-norte e norte do Piauí.
Dê sua opinião: