Teresina foi escolhida entre 30 municípios brasileiros para participar da incubadora de projetos Solução Natureza, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com o C40 Cities. O programa oferece apoio técnico gratuito para o desenvolvimento de ações de adaptação climática e urbanismo sustentável, voltadas para a criação de espaços verdes que promovam conforto térmico e preservem a biodiversidade.
O projeto enviado pela Agenda Teresina 2030 é focado na Zona Norte da cidade, buscando transformar a região em um espaço ambientalmente qualificado. “Na Zona Norte temos uma grande oportunidade de desenvolver um projeto dedicado a devolver a natureza àquele espaço, que vem sendo degradado ao longo do tempo. Esse projeto já tem um escopo e agora vamos qualificá-lo”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
Foto: SemcomA incubadora fornecerá suporte técnico à equipe de Teresina para conceituar e desenvolver o projeto urbano com Soluções Baseadas na Natureza (SBNs). “O Plano de Ação Climática aponta o aumento da temperatura média e, consequentemente, a necessidade de criarmos espaços verdes, que protejam a população e a biodiversidade do calor extremo”, completa o coordenador.
A iniciativa da Fundação Grupo Boticário e do C40 Cities conta ainda com apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Aliança Bioconexão Urbana. As cidades selecionadas terão a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores e instituições financeiras em uma Mesa-Redonda de Investidores, marcada para novembro, durante o C40 World Mayors Summit, no Rio de Janeiro.
O C40 World Mayors Summit é um evento que antecede a COP30 e reunirá prefeitos, líderes climáticos, cientistas, investidores e jovens lideranças globais. O encontro visa avaliar os avanços das cidades no combate à crise climática, compartilhar experiências e impulsionar negociações internacionais em prol de um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero.
Dê sua opinião: