A Prefeitura de Teresina e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) iniciaram um trabalho conjunto para desenvolver o Plano de Enfrentamento ao Feminicídio e de Combate à Violência Baseada no Gênero da capital. O objetivo é analisar a situação da violência contra mulheres na cidade e propor ações concretas para reduzir os índices crescentes de crimes contra o público feminino.
Dados do Mapa da Segurança Pública de 2025 mostram que o Piauí registrou o maior aumento percentual de feminicídios no país entre 2023 e 2024, com crescimento de 42,86% nos casos. O número de estupros também subiu 23,61% no mesmo período. Em termos absolutos, Teresina aparece entre as capitais com mais feminicídios em 2024, ocupando o quarto lugar com 12 vítimas.
Até junho de 2025, a polícia já contabilizava 24 feminicídios no Estado. A delegada Bruna Verena, da Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, revelou que um estudo aponta que 90% das vítimas não haviam registrado boletim de ocorrência ou solicitado medida protetiva.
Foto: Arquivo SemcomO plano municipal terá como foco mapear e analisar os crimes cometidos contra mulheres na cidade, propondo medidas diretas de proteção. Sobre a iniciativa, Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, destaca:
“A violência contra a mulher na nossa cidade, em todo o seu contexto, precisa ser enfrentada com uma política pública sólida. E essa parceria com o UNFPA permitirá que a cidade receba um plano que integre ações e instituições e norteie os caminhos para que, juntos, possamos proteger meninas e mulheres. Isso é urgente.”
O trabalho será realizado por meio de consultoria oferecida pelo UNFPA à Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan). O órgão é responsável por estabelecer parcerias entre a Prefeitura e instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a populações vulneráveis, seguindo as diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.
A contratação da consultoria será feita pelo UNFPA e os interessados podem conferir as informações completas no link: https://brazil.unfpa.org/pt-br/vacancies/consultoria-para-apoio-t%C3%A9cnico-e-elabora%C3%A7%C3%A3o-do-plano-municipal-de-enfrentamento-ao.
O acompanhamento do plano será feito pela Agenda Teresina 2030 e pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
Dê sua opinião: