Segunda, 12 de maio de 2025, 01:51
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
01:51
Cultura

Arte santeira do Piauí pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil

Estudo técnico está em tramitação no Iphan e decisão está prevista para 2024

  
Mestres Dezinho e Expedito, respectivamente
 
 
 

Tramita no conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um estudo técnico que pode resultar no reconhecimento da arte santeira do Piauí como Patrimônio Cultural do Brasil. Essa etapa é a última do processo, e o parecer final está previsto para o ano de 2024.

Entre os grandes nomes da arte santeira no Piauí estão os mestres Dezinho e Expedito. Obras de ambos, além de telas do artista plástico Afrânio Castelo Branco, compõem o acervo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada na zona Sul de Teresina, que está passando pelo processo de tombamento pelo Iphan.

De acordo com o historiador do Iphan, Ricardo Augusto Pereira, há dois processos acontecendo simultaneamente. Um deles é o tombamento da igreja, enquanto o outro busca o registro da arte santeira como patrimônio imaterial. Ambos visam preservar e valorizar a expressão peculiar dos santeiros do Piauí na escultura de suas peças.

  
Esculturas dos Mestres Dezinho e Expedito
 
 
 

"A arte santeira piauiense possui características singulares, como anjos com bigode e santos vestidos de forma diferenciada. Outros artistas da região esculpem santos utilizando materiais típicos, como o caju e a carnaúba. Essa forma de expressar o regionalismo na arte santeira é o que será registrado como patrimônio cultural brasileiro", explica o historiador.

O estudo técnico, nas áreas de antropologia e história, será analisado pelo conselho consultivo do Iphan durante a primeira reunião de 2024. Para chegar a essa etapa, foram realizados diversos trabalhos nos últimos anos, incluindo um inventário nacional de referências culturais da arte santeira, uma monografia do programa de especialização do patrimônio e estudos históricos e antropológicos sobre o tema.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é o órgão responsável pela decisão máxima do Iphan em relação ao patrimônio brasileiro, abrangendo tanto o material quanto o imaterial. Criado em 1937, pela Lei nº 378, é responsável por tomar decisões importantes para a preservação da cultura e da história do país.

A expectativa é que, na próxima reunião do conselho consultivo em Brasília, seja tomada uma decisão em relação ao tombamento da igreja e ao reconhecimento da arte santeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Essa conquista será fundamental para a valorização e preservação dessa forma de expressão artística tão importante para a identidade cultural do Piauí e do país.

Veja Também

Dê sua opinião: