A Caravana Rabeca de Natal, iniciada nessa quinta-feira (26) em Bom Jesus, segue até o dia 6 de janeiro, levando a música da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus “Mestre Joaquim Carlota” para sete cidades do Piauí. O evento é gratuito promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult/PI).
As cidades contempladas pelo espetáculo inclui apresentações em Currais (27/12), Redenção do Gurguéia (28/12), Palmeira do Piauí (29/12), Santa Luz (30/12) e, no início de 2025, Cristino Castro (05/01). O encerramento será em Teresina (06/01), em um encontro especial com o Reisado do Piauí.
A Orquestra, que celebra 10 anos de existência, é a única do segmento no Brasil e carrega o nome do mestre rabequeiro Joaquim Carlota, um ícone da música regional e guardião da tradição aos 85 anos. A sede da orquestra e da escola de rabecas está localizada no Espaço Cultural Joaquim Carlota, em Bom Jesus. O público terá a oportunidade de conferir os sons e histórias das rabecas conduzidas por alunos e professores, como Wânya Sales e Léo Mesquita, que se dedicam a manter viva essa herança cultural.
Sobre a Orquestra de Rabecas
Existente desde 2015, a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus é referência nacional na valorização da rabeca, instrumento tradicional com profundas raízes na cultura nordestina. Seu repertório é marcado por composições que dialogam com o folclore, a religiosidade e as festas populares do Piauí.
Levando o nome do mestre Joaquim Carlota, a orquestra atua como ponte entre gerações, transformando a música em um poderoso instrumento de educação e inclusão social.
Dê sua opinião: