A quinta edição do festival Confluências do Teatro Brasileiro será realizada em Teresina entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, reunindo artistas de diversos estados do país. O tema deste ano é “Riso”, e a programação inclui espetáculos, oficinas, mostras e debates com foco no humor como instrumento de transformação cultural e social.
O evento é organizado pelo Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que destaca a intenção de criar uma experiência plural e acolhedora para o público da capital. O diretor Adriano Abreu reforça que a proposta é fazer com que as pessoas se sintam parte desta ação cultural, promovendo imersão nas expressões artísticas ligadas à comédia.
Foto: Divulgação Entre as ações formativas, haverá a oficina “O Sombrio na Palhaçaria”, ministrada por Márcio Douglas, de 28 a 30 de outubro, no Auditório Sulica (Secult), e o workshop “O Artista Empreendedor no Humor”, com Alexandre Lino, no dia 1º de novembro, na Galeria ou no Teatro Torquato Neto.
A programação artística inclui apresentações de grupos de teatro do Piauí, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Na terça-feira, 28 de outubro, haverá debate sobre perspectivas e desafios das escolas de arte do Piauí, seguido pelo espetáculo Guerra de Cup Cake, do Ceará, na Galeria do Clube dos Diários.
No dia 29, o Teatro Torquato Neto recebe a apresentação de A Sétima Primavera, do Piauí. Já na quinta-feira, 30 de outubro, o público poderá assistir a Salve Ela, Carolina Maria de Jesus em Cena e Ariano, o Cavaleiro Sertanejo, ambos do Rio de Janeiro, na Galeria do Clube dos Diários.
Sexta-feira, 31 de outubro, terá A Farra do Boi Bumbá, do Rio de Janeiro, na Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro Prefeito Firmino Filho, seguido de Animo Festas, de São Paulo, no Theatro 4 de Setembro. À noite, o Espaço Cultural Osório Júnior recebe o Festival de Performances Confluências: Livrai-me de tudo que me trava o riso.
O encerramento, no sábado, 1º de novembro, contará com homenagem ao ator e humorista Amauri Jucá e com o espetáculo O Porteiro, do Rio de Janeiro, no Theatro 4 de Setembro. A programação se encerra com o show Nordeste Ficção, de Juliana Linhares, na Galeria do Clube dos Diários.
Dê sua opinião: