A Biblioteca da Vila Pagã fundada pelo escritor e sacerdote Rafael Nolêto, foi inaugurada na manhã do último sábado (21), na zona rural de José de Freitas. O local preserva um acervo literário especializado em temas como folclore, antropologia, cultura popular, história, cultura do Piauí, artes, ciências da natureza e ciências humanas.
Durante a solenidade, houve apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina, além da presença de intelectuais da Academia Freitense de Letras, da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior, da Academia Miguel-alvense de Letras, dentre outras instituições de cultura.
Sociólogos, cordelistas, historiadores e grandes escritores piauienses prestigiaram o evento, ressaltando a importância do espaço para fomentar o conhecimento. "Foi com grande alegria que aceitei o convite para vir à inauguração da Biblioteca, neste centro cultural piaga. Achei muito importante o trabalho desta comunidade e eu estimulo para que continuem este trabalho", comentou o escritor Adrião Neto.
Segundo o escritor Frederico Rebelo, "o projeto da Vila Pagã instrui, orienta sobre a cultura piauiense, a cultura Piaga, com o caráter religioso e um caráter cultural muito forte. E é isso que nós devemos apoiar."
Fundada em 2013, a comunidade Vila Pagã é um complexo religioso que também se consolida como um importante ponto de cultura e fomento à pesquisa. Para ter acesso à Vila e ao acervo da Biblioteca, os interessados podem agendar visitas através das páginas oficiais da comunidade.
Dê sua opinião: