Sábado, 23 de novembro de 2024, 22:00
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
22:00
Cultura

Museu do Piauí: Espaço Afro e a história da escravidão no Piauí

O historiador Gilvan Oliveira destaca que essas peças, embora não representem a cultura afro, são parte de uma história que precisa ser lembrada

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, no centro de Teresina, abriga o Espaço Afro, um ambiente que preserva e expõe a história e a cultura afro-brasileira. Com objetos impactantes, como instrumentos de suplício usados na Fazenda Serra Negra, em Aroazes (PI), durante o período escravocrata, o espaço tem atraído estudantes, pesquisadores e turistas de diversas regiões.


Foto: Divulgação 
Entre os itens expostos estão troncos de madeira, um ferro de marcar escravizados com as iniciais “J.do. B.” do proprietário da fazenda, um chicote de ferro trançado e uma gargantilha com sino, usada para controlar fugas. Esses artefatos despertam curiosidade e provocam reflexão sobre o sofrimento imposto aos escravizados.


Foto: Divulgação 
O historiador Gilvan Oliveira destaca que essas peças, embora não representem a cultura afro, são parte de uma história que precisa ser lembrada."É uma história que precisa ser conhecida e refletida por todos que visitam o museu, para que se tenha consciência do sofrimento vivido pelos escravizados no Piauí", explica Oliveira.


Foto: Divulgação O espaço também exibe pinturas, fotografias e objetos que celebram a cultura afro-brasileira, além de homenagear Júlio Romão da Silva, escritor piauiense e pesquisador da temática afro. Há ainda referências a comunidades quilombolas como Olho d’Água dos Negros e Salinas.

Veja Também

Dê sua opinião: