Hoje, dia 15 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Arte, data dedicada à valorização da criatividade, da expressão cultural e do papel ativo que a arte desempenha na sociedade , especialmente no estado do Piauí, berço de uma diversidade artística presente em cada canto do seu território.
Do passado à atualidade, o estado abriga uma rica variedade de manifestações artísticas que abrangem as artes visuais, o teatro, a música, a dança, a literatura, o cinema e o artesanato. Grupos como o Balé Folclórico do Piauí, o Grupo Harém de Teatro, a Orquestra Sinfônica de Teresina, a Ópera da Serra da Capivara e o Junta Festival são apenas alguns dos movimentos culturais que colocam o Piauí em destaque no cenário artístico nacional.
No interior do estado, há municípios que respiram arte e cultura, como: Parnaíba, com o tradicional Porto das Barcas; Oeiras, marcada por sua religiosidade; Floriano, conhecida por realizar a maior encenação da Paixão de Cristo a céu aberto; e Pedro II, com seu famoso Festival de Inverno.
Manifestações populares como o Reisado de Santo Reis, o Bumba Meu Boi, as quadrilhas juninas e as bandas de pífano continuam fortalecendo a identidade cultural local.
A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) tem desenvolvido políticas públicas voltadas à valorização e ao fomento da arte em todo o estado. Diversos projetos culturais de grande relevância, como o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, o Festival de Rabecas, o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), a Mostra de Teatro “Aqui Tem Cultura”, a Mostra Nacional de Teatro Arte ao Alcance de Todos, o Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro, o Balaio Cênico, o Música Para Todos, a Semana Estadual de Dança do Piauí e o Salipi, têm contado com o apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).
Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o Dia Mundial da Arte é um momento de reafirmação do compromisso com quem faz cultura:“A arte é uma ferramenta poderosa de transformação social, de educação e de fortalecimento da nossa identidade. No Piauí, temos talentos incríveis que merecem todo o reconhecimento e apoio. A Secretaria da Cultura trabalha diariamente para garantir que esses artistas tenham espaço, incentivo e respeito. Hoje, celebramos não apenas a arte, mas também todos aqueles que a constroem com paixão e dedicação”, afirmou.
Dê sua opinião: