Em 2024, o Piauí registrou o menor índice de desigualdade de renda desde o início da série histórica, em 2012 com exceção do ano da pandemia 2020, quando os dados foram impactados por medidas emergenciais. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste mês de maio.
O índice que mede essa desigualdade, conhecido como Índice de Gini, caiu para 0,493. Esse indicador varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 0, menor a desigualdade; quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade. Ou seja, esse novo resultado indica que a distribuição de renda no estado melhorou e está mais equilibrada do que em anos anteriores.
Foto: Ascom
“Esse resultado mostra que o Piauí está no caminho certo. Estamos promovendo inclusão, ampliando oportunidades e garantindo mais justiça social para nossa população. A melhora na distribuição de renda é fruto de um trabalho contínuo em educação, qualificação profissional, geração de emprego e fortalecimento dos programas sociais”, afirma o governador Rafael Fonteles.
A redução foi significativa: uma queda de 0,059 pontos em relação a 2023, representando a segunda maior diminuição do país em 2024, atrás apenas da Paraíba. Com esse resultado, o nível de desigualdade no Piauí ficou abaixo da média do Nordeste (0,502) e também inferior à média nacional (0,506).
Dê sua opinião: