O Governo do Piauí publicou, nesta terça-feira (25), no Diário Oficial do Estado, o calendário de pagamento do IPVA 2026. O cronograma estabelece prazos, descontos para quem optar pela quitação em cota única e regras de parcelamento. A expectativa é de arrecadar cerca de R$ 650 milhões no próximo ano.
A Instrução Normativa Sefaz/UNATRI nº 1/2025 também atualiza as diretrizes para contribuintes e informa que a tabela de valores do IPVA será divulgada assim que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentar sua base revisada. Atualmente, pouco mais de 400 mil veículos realmente recolhem o imposto no estado.
Dos 1,56 milhão de Renavams registrados, 828 mil motocicletas são isentas por cilindrada, enquanto outros 282 mil automóveis deixam de pagar por terem mais de 15 anos de fabricação.
Foto: Reprodução
Descontos para pagamento em cota única
Quem optar por pagar o IPVA à vista terá dois níveis de desconto:
15% para pagamentos até 30 de janeiro de 2026
10% para pagamentos até 27 de fevereiro de 2026
Parcelamento
O imposto também poderá ser dividido em até três parcelas, com os seguintes vencimentos:
1ª parcela: 30 de janeiro de 2026
2ª parcela: 27 de fevereiro de 2026
3ª parcela: 31 de março de 2026
A superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos, reforçou a importância de cumprir os prazos.
“Os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única, com desconto, ou pelo parcelamento. Até 31 de março, todos devem estar com o IPVA quitado para viabilizar a regularização do veículo junto ao Detran”, explica.
Licenciamento anual
O governo informou também que a taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser paga até 31 de março de 2026. A quitação é obrigatória para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e para garantir que o veículo circule de forma regular.
Dê sua opinião: