Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
21:05
Economia

Piauí recebe 8,7 toneladas de insumos da China para indústria de cera de carnaúba

Esses insumos são fundamentais no processo de embalagem da cera de carnaúba, um produto que tem seu destino internacional.

Na sexta-feira (22), a área de despacho aduaneiro (ADA) da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Piauí, situada em Parnaíba, efetuou o desembaraço de 8,7 toneladas de insumos provenientes de Dongguan, na China, destinados à indústria Agrocera.

Esses insumos são fundamentais no processo de embalagem da cera de carnaúba, um produto que tem seu destino internacional, sendo exportado da ZPE tanto para a China quanto para diversos países nas Américas, Europa e Ásia.

O presidente da ZPE, Álvaro Nolleto, enfatizou que as operações regulares de importação e exportação iniciadas em novembro de 2022 refletem o progresso da zona de livre comércio do Piauí, um projeto de desenvolvimento prioritário para o governador Rafael Fonteles.

  

Foto: Divulgação/Governo do Piauí.

   

O perímetro alfandegado da ZPE Piauí, erguido e equipado pelo Governo do Estado e operado pela Receita Federal do Brasil, destaca-se como um exemplo do protagonismo piauiense no âmbito do Programa de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Desde sua inauguração em fevereiro de 2022, a ZPE Piauí tem desempenhado um papel significativo no comércio exterior, contribuindo para a dinamização da balança comercial do estado, conforme ressaltou Álvaro Nolleto.

O presidente aponta ainda uma perspectiva de aumento considerável nas exportações com a conclusão dos processos de implantação de quatro novas indústrias na ZPE, nas áreas de cosméticos, montagem de tratadores, beneficiamento de mel e de castanhas. A estrutura para operar essas novas indústrias já está preparada e em funcionamento, evidenciando a capacidade de crescimento e desenvolvimento do setor industrial do Piauí.

Veja Também

Dê sua opinião: