A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) deu início, na manhã desta segunda-feira (29), ao primeiro encontro de uma série de eventos voltados a esclarecer os impactos da Reforma Tributária. A atividade acontece na Escola Fazendária, no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, e tem como público inicial contadores e advogados especializados na área tributária.
Durante o encontro, foram apresentados temas como os aspectos gerais da Reforma Tributária, conduzidos pelo auditor fiscal Bruno de Carvalho, e os documentos fiscais que serão exigidos a partir de 2026, apresentados pelo auditor fiscal Matheus Côrtes.
Foto: ReproduçãoA superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos, destacou que o objetivo da iniciativa é criar um diálogo direto com profissionais da área e com a sociedade, explicando de forma clara as mudanças e impactos da nova legislação. Ela frisou que a Sefaz pretende tirar dúvidas de contribuintes, contadores, advogados tributários e gestores municipais, além de ampliar a discussão em encontros futuros sobre os efeitos do novo regime tributário.
Além dos eventos voltados a profissionais, a Sefaz-PI planeja encontros específicos com contribuintes e prefeitos, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM). Em maio deste ano, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, e o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, para promover uma gestão compartilhada entre Estado e municípios no processo de regulamentação da Reforma Tributária sobre o consumo.
O objetivo é acompanhar de perto a regulamentação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que começará a ser cobrado em 2026, oferecendo suporte técnico e estratégico aos municípios e garantindo uma implementação integrada da nova estrutura tributária nacional.
O evento Dialogando sobre a Reforma Tributária é realizado pela Sefaz-PI, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI).
Dê sua opinião: