Sexta, 14 de novembro de 2025, 20:10
Educação

Com maioria dos votos, Paulo Henrique é escolhido reitor da UESPI

Professor recebe 67,7% dos votos e assume gestão junto com a vice-reitora Fábia Buenos Aires

O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito, nesta quarta-feira (12), o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conquistando 67,71% dos votos válidos. A candidata concorrente, Lucineide Barros, obteve 32,29% da votação. O pleito foi realizado de forma online pelo Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting, e a apuração ocorreu entre 19h e 21h, conduzida pela Comissão Eleitoral da universidade.

Paulo Henrique acompanhou a contagem dos votos no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, junto com a vice-reitora eleita, Fábia Buenos Aires, e apoiadores. Após a confirmação do resultado, ele afirmou que a campanha foi marcada pelo diálogo, transparência, ética e respeito, e projetou que o plano de gestão apresentado à comunidade acadêmica orientará o próximo quadriênio, construído a partir da escuta de mais de 3 mil pessoas em todos os campi e centros da universidade.


Foto: AscomCom 23 anos de atuação na Uespi, Paulo Henrique é professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Teresina. Natural de Campo Maior, tem 58 anos, é cirurgião-dentista e biólogo, com mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ao longo de sua trajetória na instituição, já ocupou os cargos de diretor do CCS, pró-reitor de Planejamento e Finanças, pró-reitor de Ensino de Graduação e superintendente da Seduc-PI.

A vice-reitora eleita, Fábia Buenos Aires, é formada em Direito pela Uespi e atua como professora efetiva desde 2009, no campus de Piripiri, onde também coordenou o curso. Ela já foi chefe da Assessoria Jurídica da universidade e exerceu a função de pró-reitora de Administração.

Veja Também

Dê sua opinião: