Professores, alunos e técnicos administrativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) participam, nesta quarta-feira (12), da eleição que definirá a lista tríplice para a escolha da nova reitoria da instituição. O resultado da votação será encaminhado ao governador Rafael Fonteles (PT), responsável por nomear o reitor e o vice que conduzirão a universidade no período de janeiro de 2026 a janeiro de 2030.
A disputa conta com duas chapas homologadas: Chapa 1 – Viva Uespi e Chapa 2 – Uespi a favor da gente.
Foto: Ascom Uespi A Chapa 1 é encabeçada pelo professor Paulo Henrique da Costa Pinheiro, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ele já exerceu funções de direção e pró-reitoria na universidade, além de ter sido superintendente de Educação Técnica e Profissional de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A candidata à vice é a professora Fábia Buenos Aires, ex-pró-reitora de Administração na atual gestão do reitor Evandro Alberto.
Foto: ReproduçãoA Chapa 2 tem como candidata à reitora a professora Lucineide Barros Medeiros, conhecida por sua atuação sindical e política ela concorreu à Prefeitura de Teresina em 2020 pelo PSOL e é vinculada ao Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp). O vice é o professor Gisvaldo Oliveira da Silva, coordenador do curso de História no campus de Floriano.
Foto: Reprodução A votação acontece simultaneamente nos 12 campi da Uespi, em todo o estado. O sistema eleitoral adota pesos diferentes para cada segmento da comunidade acadêmica: docentes e técnicos correspondem a 80% do total de votos, enquanto os discentes representam 20%. A chapa que obtiver a maioria dos votos ponderados será a escolhida para compor a lista encaminhada ao governador.
O resultado final será divulgado no site oficial da universidade.
Dê sua opinião: