O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) aprovou, na tarde dessa quinta-feira (24), a unificação de oito cursos ofertados em dois campi de Teresina: o campus Torquato Neto, no bairro Pirajá, zona Norte, e o campus Clóvis Moura, no Dirceu, zona Sudeste. Com a decisão, os cursos que até então ofereciam vagas para duas turmas uma em cada campus passarão a estar disponíveis em apenas um dos campi. A UESPI afirma que o número total de vagas será mantido.
A proposta gerou polêmica e mobilizou estudantes e professores, que protestaram contra a medida. Tanto o Diretório Central dos Estudantes (DCE) quanto a Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) demonstraram preocupação com possíveis impactos, argumentando que a mudança pode resultar na redução das vagas oferecidas para esses cursos.
CONFIRA A NOTA DA UESPI
A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informa que o Conselho Universitário (Consun) decidiu, em votação nesta quinta-feira, 24 de novembro, por maioria dos votos, aprovar a unificação dos cursos em duplicidade nos Campi de Teresina: as Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia e os bacharelados em Direito, Administração e Ciências Contábeis.
A unificação dos cursos somente acontece para os novos estudantes com entrada em 2025 e será da seguinte forma: para o Campus Torquato Neto os Cursos de Direito, vista a criação da Faculdade de Direito; Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia.
O Campus Clóvis Moura receberá os cursos de Bacharelado em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.
A Gestão ratifica o compromisso dos Conselheiros com a qualidade da educação superior e o poder de transformar positivamente a vida de quem participa ativamente e acredita na força do ensino da Universidade Estadual do Piauí.
Dê sua opinião: