Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
18:58
Educação

Criação da Olimpíada Científica da Mostra Piauiense de Foguetes é proposta na Alepi

Projeto de lei busca fomentar o interesse de estudantes pela ciência através da construção e lançamento de foguetes.

Nesta terça-feira, (25/06), um projeto de lei foi apresentado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para a criação da Olimpíada Científica da Mostra Piauiense de Foguetes (MOPFOG).

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉

Inspirada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), a iniciativa visa incentivar o interesse dos alunos por astronáutica, física, astronomia e foguetes, promovendo a difusão do conhecimento de forma lúdica e interativa. Em maio de 2023, o Piauí virou notícia internacional quando a estudante Thayla Janis Carvalho Figueiredo, de 9 anos, descobriu um asteroide durante uma participação na XIV edição do Caça Asteroide MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil], programa com parceria entre o governo brasileiro e a agência especial dos Estados Unidos (Nasa), por meio do seu departamento internacional de pesquisa astronômica (IASC). O bom exemplo, serviu como inspiração para outros jovens e mostrou na prática que projetos como esse, podem revelar talentos e até garantir o futuro de quem sonha em estudar na área.


Participação e Premiações

O projeto de lei proposto pela deputada Bárbara do Firmino (PP), busca a participação de escolas públicas e privadas em todo o estado, com premiações para alunos, professores e instituições de ensino.


IMAGEM: SEDUC-PI.


“Essas Olimpíadas, que abrangem diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, química, biologia e astronomia, oferecem aos participantes a chance de expandir seus horizontes, aprofundar seus conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe”, explicou Bárbara do Firmino.


Estrutura e Implementação

A responsabilidade pela implementação, acompanhamento e fiscalização da Olimpíada ficará a cargo da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Educação. Essas secretarias serão responsáveis por garantir que o evento seja organizado de maneira eficiente e segura, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento científico dos alunos.


Níveis de Competição

Seguindo o modelo da Mostra Brasileira de Foguetes, a MOPFOG será dividida em cinco níveis de competição, permitindo a participação de alunos de diferentes idades e níveis de conhecimento.

No nível inicial, os participantes lançarão foguetes feitos com canudos e ar pressurizado. Nos níveis mais avançados, destinados a estudantes do ensino médio e superior, os foguetes serão lançados utilizando combustível sólido, oferecendo uma experiência mais próxima da prática profissional na área de astronáutica.




Veja Também

Dê sua opinião: