O Piauí inaugura um novo projeto voltado à segurança e proteção integral de crianças e adolescentes com o lançamento do Programa Defesa Civil na Escola, que será apresentado nesta quarta-feira (8), durante o Seminário Piauí Pela Infância e Juventude: Políticas de Proteção e Prevenção. O evento, gratuito, acontece a partir das 7h30 no Auditório Sucesso, no Centro de Teresina.
A iniciativa integra a prevenção, percepção de riscos e preparação frente a emergências e desastres ao cotidiano escolar, com o objetivo de garantir ambientes de aprendizagem mais seguros e resilientes. Além disso, busca formar estudantes como agentes multiplicadores da cultura de prevenção em suas comunidades.
Foto: AscomDe acordo com Valdite Leão, coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, “trata-se de uma estratégia que fortalece a intersetorialidade das políticas públicas, conectando educação, defesa civil e rede de proteção à infância em torno de um mesmo propósito, que é assegurar os direitos das crianças e adolescentes diante dos novos desafios climáticos, sociais e ambientais”.
O seminário reunirá gestores municipais, profissionais da educação e assistência social, representantes da Defesa Civil e parceiros institucionais, com o objetivo de debater estratégias de atuação conjuntas no estado. Um dos destaques do evento será a apresentação da nova edição do Selo Unicef 2025–2028, que, pela primeira vez, inclui ações de Redução e Gestão de Riscos de Desastres voltadas para crianças e adolescentes, reforçando o papel das Defesas Civis municipais.
Foto: AscomCom 25 anos de atuação, o Selo Unicef já contribuiu para melhorias em centenas de municípios do semiárido e da Amazônia Legal, estimulando avanços em indicadores sociais e na qualidade de vida de crianças e adolescentes. A inclusão da agenda de riscos e desastres reforça a centralidade da infância nas políticas públicas e aponta para a construção de um futuro mais seguro e sustentável.
O Programa Defesa Civil nas Escolas visa formar cidadãos conscientes e preparados, fortalecendo a cultura de prevenção desde a escola. Professores e alunos serão capacitados para atuar de forma colaborativa na redução de riscos e de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil de cada município.
Foto: AscomO projeto também prevê a criação dos Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (Nepedec) e o desenvolvimento de atividades como palestras, oficinas, gincanas, visitas de campo e simulados. A metodologia adotada é participativa, lúdica e interdisciplinar, permitindo que os conhecimentos sobre defesa civil, meio ambiente, primeiros socorros e cidadania sejam vivenciados no cotidiano escolar.
Inscrições para o seminário podem ser feitas pelo link: https://ecredenciamento.com.br/inscricao/evento/seminario-piaui-pela-infancia-e-juventude
Foto: Ascom
Dê sua opinião: