O secretário municipal de Educação de Teresina, Ismael Silva, esteve na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (19) para apresentar aos vereadores o relatório de ações da Secretaria Municipal de Educação (Semec) referente ao mês de fevereiro.
De acordo com o secretário, o município bateu recorde de matrículas, impulsionado pela expansão das escolas em tempo integral. Além disso, houve avanço na convocação de professores.
Atualmente, a rede municipal conta com 90 mil alunos matriculados, com possibilidade de ampliação. Segundo Ismael Silva, um dos principais avanços ocorreu na educação infantil, que registrou um aumento significativo no número de matrículas, apesar das dificuldades estruturais deixadas pela gestão anterior.
“O início do ano letivo contou com a convocação de 311 professores aprovados em concurso público. Nesta semana, foram chamados mais 428 profissionais, incluindo 390 auxiliares educacionais que atuarão na educação infantil e 32 especialistas em atendimento educacional especializado. Além disso, mais de 2.100 estagiários foram incorporados à rede para auxiliar na inclusão escolar”, destacou.
O secretário também pontuou que a expansão das escolas de tempo integral não foi acompanhada de uma preparação adequada para receber os alunos. No entanto, houve avanços na garantia de matrículas para crianças de três anos, mesmo que a obrigatoriedade legal comece a partir dos quatro anos.
Ismael Silva. Foto: Band Piauí“Atualmente, temos mais de 7 mil crianças matriculadas no maternal II e cerca de 1.900 no maternal I, com possibilidade de ampliação ainda em 2025. Também estamos planejando a estrutura para 2026, buscando expandir o atendimento, especialmente no berçário, que foi reduzido drasticamente nos últimos anos”, explicou.
Ismael Silva também ressaltou a retomada de obras importantes e o uso de recursos destinados às escolas de tempo integral. “Encontramos um saldo de R$ 12 milhões que precisa ser utilizado até outubro. Já iniciamos os investimentos para garantir melhores condições de funcionamento".
O secretário destacou ainda a convocação de 32 professores especializados para atuar no atendimento educacional especializado. “Esses profissionais já foram nomeados no Diário Oficial e estão se apresentando à Secretaria Municipal de Administração para, em breve, assumirem suas funções nas salas de atendimento especializado”, finalizou.
Dê sua opinião: