Sábado, 21 de dezembro de 2024, 12:05
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
12:05
Educação

Jovem astrônomo de 9 anos é nomeado sócio-mirim do ITA

Heitor Luiz, de Capitão dos Campos, destaca-se em seleção rigorosa e leva o nome do Piauí ao reconhecimento nacional.

Heitor Luiz, um jovem astrônomo de apenas 9 anos, natural de Capitão dos Campos, no Piauí, alcançou mais um feito notável em sua promissora carreira. Ele foi nomeado sócio-mirim do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tornando-se o primeiro piauiense a receber essa honraria. A conquista veio após uma rigorosa seleção realizada pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), na qual Heitor foi uma das 10 crianças escolhidas entre 10 mil candidaturas.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉


Jovem astrônomo de 9 anos é nomeado sócio-mirim do ITA. FOTO: Arquivo Pessoal.


O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é uma renomada instituição brasileira dedicada à formação de engenheiros e à pesquisa nas áreas de aeronáutica e aeroespacial. A Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) apoia a instituição e oferece um programa de sócios-mirins para jovens que se destacam em ciências e engenharia.

Heitor Luiz, que em 2023 foi reconhecido como uma das crianças mais talentosas do mundo pela International Star Kids Awards, participou de uma competição acirrada para ser selecionado. Sua mãe, Jéssica Mari, explica o processo.

“As inscrições começaram em abril e foram encerradas quando atingiu o número de 10 mil crianças. O Heitor foi inscrito e, dentre essas 10 mil, 30 crianças foram pré-selecionadas para a etapa final. Desse grupo, 10 foram escolhidas para receber o prêmio, e Heitor foi uma dessas crianças, sendo o único selecionado do Piauí. A seleção focou em crianças que se destacam na comunidade e fossem dedicadas aos estudos, com sonhos relacionados à matemática e ciências", destaca.


Jovem astrônomo de 9 anos é nomeado sócio-mirim do ITA. FOTO: Arquivo Pessoal.


Com seu sonho de se tornar astrônomo e engenheiro aeroespacial, Heitor participa ativamente de olimpíadas, eventos e palestras, incentivando outras crianças a se apaixonarem pela astronomia. Ele também criou um projeto de observação telescópica, reunindo crianças de sua cidade para observar eventos astronômicos especiais.

A conquista de Heitor Luiz como sócio-mirim do ITA lhe permitirá visitar importantes instituições do setor aeroespacial brasileiro, como a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Seu nome será registrado no site da AEITA, integrando-o à história da associação.

“Estou tão emocionado que não consigo nem falar. Agradeço a Deus e todas as pessoas que me apoiaram”, comemorou Heitor nas redes sociais. “É uma honra ser o primeiro piauiense a conseguir [esse feito]. Mais orgulho eu sinto ainda de ser de Capitão dos Campos, minha cidade que tanto amo. Levarei esse título com muito amor e respeito", publicou no Instagram.

Além de ser nomeado sócio-mirim do ITA, Heitor também foi premiado com o título de cientista cidadão pela NASA, reforçando seu talento como um jovem prodígio no campo das ciências. “O que nos deixa ainda mais orgulhosos é que cada vez mais o Heitor está colocando o nome do nosso estado para todo o Brasil ver”, completou Jéssica.

Para acompanhar o trabalho do jovem astrônomo, é possível segui-lo no Instagram (@heitorlastronomia), onde ele compartilha seu conhecimento sobre a ciência espacial.

Veja Também

Dê sua opinião: