Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
19:47
Educação

Piauí se destaca no aumento da escolarização e na redução do analfabetismo, aponta IBGE

Pesquisa revela que mais de 99% das crianças e adolescentes do estado frequentam a escola e o Piauí foi o estado que mais reduziu analfabetismo.

O estado do Piauí vem se destacando no cenário educacional nacional, conforme apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados. Conforme o levantamento, mais de 99% das crianças e adolescentes do Piauí com idade de 6 a 14 anos estão frequentando a escola, superando a média nacional de escolarização nessa faixa etária, que é de 94,6%.

  

FOTO: Reprodução - SEDUC 
   

Além disso, a pesquisa revela que a taxa de escolarização entre crianças de 4 e 5 anos é de 98,8% no estado, enquanto a de jovens de 15 a 17 anos alcança 90,6%. O IBGE também destaca que o Piauí foi o estado que mais reduziu o analfabetismo entre jovens e adultos em todas as faixas etárias, com uma taxa de 13,3% da população de 15 anos ou mais de idade – uma queda significativa em relação aos 14,8% registrados em 2022.

Para o governador Rafael Fonteles, os dados refletem o sucesso das políticas adotadas pelo governo para garantir o acesso e permanência de crianças e jovens na escola, bem como para combater o analfabetismo no estado. Investimentos no fortalecimento do regime de colaboração com os municípios e na expansão das Escolas de Tempo Integral têm sido eficazes nesse sentido.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca os Programas Pacto pela Educação e Alfabetização na Idade Certa como fundamentais para a melhoria dos índices de escolarização no Piauí. A formação dos professores, distribuição de material didático e investimentos em infraestrutura têm contribuído para que todos os estudantes piauienses terminem o 2º ano do Ensino Fundamental com habilidades essenciais.

Investimento na Educação

No que diz respeito à expansão das Escolas de Tempo Integral e à Educação Profissional para jovens de 15 a 17 anos, o estado vem adotando estratégias para oferecer mais oportunidades de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho. A participação em olimpíadas do conhecimento, programas de estágio e o incentivo ao empreendedorismo têm sido diferenciais nesse processo.

Ao analisar a redução do analfabetismo em todas as faixas etárias, o Piauí se destaca como referência nacional. O estado apresentou uma queda gradual ao longo dos anos e vem implementando projetos para alfabetizar e escolarizar pessoas com mais de 40 anos, visando melhorar suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho.

Com informações da Secretaria da Educação - SEDUC.

Veja Também

Dê sua opinião: