Sábado, 23 de novembro de 2024, 12:08
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
12:08
Educação

Piauiense criadora de dispositivo que mede radiação solar concorre a prêmios

Camila Feitosa se prepara para representar o Piauí e o Nordeste na I-FEST², a maior feira de ciência do continente africano, na Tunísia, em 2025

A estudante Camila Feitosa Cláudio, de 16 anos, criou o “Sunsense”, um dispositivo que monitora a radiação solar para prevenir o câncer de pele. Finalista na Feira das Nações Dante Alighieri (FENADANTE), Camila se prepara para representar o Piauí e o Nordeste na I-FEST², a maior feira de ciência do continente africano, na Tunísia, em 2025. 

O Sunsense também concorre na Feira Virtual STEM BRASIL, com resultado previsto para novembro, e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), cujo resultado sai em março de 2025. Além disso, Camila disputa o Prêmio Carolina Bori, que celebra “Meninas na Ciência”.



Foto: Divulgação 

SUNSENSE

O Sunsense mede os níveis de radiação UV e emite alertas personalizados, baseados no tipo de pele e no fator de proteção solar utilizado. A jovem, que foi a primeira colocada na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), também está desenvolvendo uma versão do dispositivo para relógios inteligentes, ampliando a acessibilidade do projeto.

A inovação chamou a atenção do HUB da Investe Piauí, onde Camila foi convidada para o Programa de Aceleração da Startup Piauí, que ajudará a validar o potencial do dispositivo no mercado. É algo que deu bastante trabalho, então é gratificante saber que todo o esforço está valendo a pena e a gente vai representar não só o Piauí, mas o Nordeste nessa feira”, destacou a estudante.


Foto: Divulgação

Veja Também

Dê sua opinião: