Terça, 27 de janeiro de 2026, 06:50
Educação

Uespi estuda realizar novo concurso público em 2027, afirma reitor

Universidade prepara levantamento técnico para planejar impacto orçamentário na LOA do próximo ano

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) avalia a possibilidade de realizar um novo concurso público para professores e técnicos administrativos em 2027. A medida está sendo analisada a partir de um estudo técnico preliminar que vai subsidiar o planejamento orçamentário da instituição para o próximo ano.

O anúncio foi feito pelo reitor Paulo Henrique Pinheiro, que assumiu oficialmente o comando da universidade na última terça-feira (20). Segundo ele, o levantamento em andamento tem como objetivo identificar a real necessidade de contratação de novos profissionais para atender às demandas acadêmicas e administrativas da Uespi.


Foto: Ascom UespiPaulo Henrique sucede o professor Evandro Alberto, que esteve à frente da instituição desde 2021. A nomeação da nova gestão foi oficializada em dezembro de 2025 pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. O mandato segue até janeiro de 2030.

Durante a cerimônia de posse, também assumiu o cargo de vice-reitora a professora Fábia Buenos Aires, docente do curso de Direito. A chapa formada por Paulo Henrique e Fábia foi eleita com 67,71% dos votos válidos, superando a concorrente liderada pela professora Lucineide Barros, que obteve 32,29%. O resultado da eleição foi divulgado em 12 de novembro de 2025.

De acordo com a reitoria, o estudo técnico considera as necessidades dos 12 campi da universidade e deve servir de base para a inclusão do possível concurso na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. A eventual seleção pública pode gerar impacto financeiro, especialmente com o aumento das despesas de pessoal.

Para 2026, a nova gestão informou que a prioridade será o fortalecimento dos cursos de licenciatura e bacharelado já existentes. A criação de novas graduações só deve ocorrer após a consolidação da estrutura atual da universidade.

Outro anúncio feito pela reitoria foi a autorização do governador Rafael Fonteles para o início do processo de implantação do primeiro restaurante universitário da Uespi. A unidade será instalada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, que reúne mais de 4 mil estudantes cerca de um terço do total de alunos regularmente matriculados na instituição.

Veja Também

Dê sua opinião: