A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou um novo programa de apoio financeiro voltado aos calouros que ingressaram no segundo semestre de 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na modalidade de cotas. O benefício, batizado de “Auxílio Ingressante”, oferece duas parcelas de R$ 525, totalizando R$ 1.050, para ajudar na permanência e adaptação dos estudantes à vida universitária.
De acordo com o edital divulgado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), podem solicitar o auxílio os alunos que entraram na UFPI neste semestre e se autodeclararam em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante a matrícula.
Foto: Divulgação O processo de inscrição é feito de forma totalmente online, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba de Assistência Estudantil, até esta quarta-feira, 5 de novembro. O resultado preliminar está previsto para o dia 6, e o resultado final, para 11 de novembro.
Segundo o pró-reitor Emídio Matos, a proposta busca acolher os novos estudantes e garantir condições para que eles permaneçam na universidade. “É uma forma de dar suporte aos calouros que mais precisam, principalmente neste início de trajetória acadêmica”, destacou.
Com essa ação, a UFPI reforça seu compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades no ensino superior, ampliando o alcance das políticas de assistência estudantil voltadas a jovens de baixa renda.
Clique aqui e confira o edital completo.
Dê sua opinião: