A cantora Anitta publicou em suas redes sociais um vídeo se posicionando sobre o problema das queimadas que estão acontecendo na Amazônia. Também destacou que as ações humanas, por interesses pessoais, são as causas de boa parte das queimadas, a cantora questionou a população sobre a cobrança de posicionamento aos artistas e não aos políticos do país.
"Se todo ano a gente tem o mesmo problema, significa que ninguém ainda parou pra tomar uma medida que realmente funcione", afirmou. A cantora ainda defendeu punições rigorosas para os crimes ambientais e prevenção contra as queimadas naturais. “Para o fogo criminoso devia haver punição, para o fogo natural a prevenção. A natureza não vai resistir mais muito tempo e vai todo mundo pagar esse preço junto".
QUEIMADAS NA AMAZÔNIA
Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). Em agosto, 2,5 milhões de hectares na Amozônia foram consumidos por fogo. Desde o início do ano, a Amazônia já teve mais de 4,1 milhões de hectares atingidos pelos incêndios.
Na última semana, o monitoramento realizado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou alta concentração de gases poluentes em uma região que se estendia da Amazônia ao Sul do Brasil e alcançando dez estados. Os níveis dos rios na região já antecipam um quadro de seca extrema, que poderá se agravar ainda mais no mês de setembro, com a chegada do período mais critico de estiagem.
De acordo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, além dos 29 inquéritos instaurados na Amazônia e Pantanal, foram abertos mais dois em São Paulo, para apurar evidências de incêndios criminosos que afetam áreas da União.
Dê sua opinião: