O atleta brasileiro Bartolomeu Chaves, conhecido como Passarinho conquistou medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, nesta quarta-feira (04). Ele disputou na categoria 400m da classe T37 ( paralisados cerebrais) e finalizou a prova com tempo de 50s39, superando os 50s74 do título mundial de 2024, em Kobe, no Japão. O russo Vdovin conquistou o ouro com tempo 50s27.
"Foi muito bom a prata. Eu achava que eu nem ia medalhar. Eu fiz o impossível, pois quando cheguei em Troyes, estava com joelho inflamado. Treinei apenas quatro dias e o joelho inflamou mais ainda. Eu estava sem andar, muito ruim do joelho, com a parte de trás dele muito inflamado. Até então, pelo período que eu fiquei parado, eu achei que eu não ia correr nem 50 (segundos). E agora, falar que eu melhorei a minha marca, eu mesmo não acreditei", disse Bartolomeu Chaves ao OTD.
O jovem atleta é natural de Caxias, cidade do Maranhão, Bartolomeu Chaves tem 22 anos e, além do título mundial e da prata dos Jogos Paralímpicos, ele tem em seu currículo a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Paris, em 2023. O brasileiro teve deficiência intelectual diagnosticada ainda em período escolar e começou no atletismo disputando pela classe T20. No entanto, durante os treinos foi reclassificado para a classe T37 (paralisado cerebral) devido às dores que sentia na prática da modalidade.
Dê sua opinião: