O piauiense João Gabriel Alencar, de apenas 11 anos, conquistou uma vaga na Seleção Brasileira de Karatê ao vencer a Seletiva Nacional realizada em Aracaju, Sergipe, entre os dias 30 de abril e 5 de maio. A vitória garante ao jovem atleta a participação no Campeonato Sul-Americano da modalidade, que acontecerá em Recife (PE), entre os dias 30 de junho e 6 de julho.
João Gabriel iniciou no karatê ainda bebê, com apenas 1 ano e 4 meses, e é treinado pelo próprio pai, João Soares, que também preside a Federação de Karatê do Piauí. O garoto integra o projeto Karatê Cidadão, desenvolvido pela federação em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi) e do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte (Siespi).
Foto: Divulgação
Para o treinador João Soares, a conquista é reflexo de dedicação e esforço contínuos. “João Gabriel treina com disciplina há anos. Essa convocação é um orgulho para nossa federação, para nossa família e para todo o Piauí. Agradecemos ao Governo do Estado e à Secepi, que têm sido fundamentais para manter nossos atletas competindo em alto nível”, destacou.
A viagem da delegação piauiense a Aracaju foi viabilizada pelo programa Piauí no Pódio, que financiou as passagens aéreas. Além de João Gabriel, também participaram da seletiva os atletas Ana Laura Lopes, Amanda Raquell, Luís Gustavo Nogueira, Eros Vilarinho, Hannah Layse Honório, Matheus Dan Freire e João Dan Freire, sob o comando do técnico João Soares.
A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, comemorou a presença de mais um nome do estado entre os convocados para a seleção brasileira. “João Gabriel é mais um nome que se junta ao grupo de jovens talentos do nosso estado que vêm se destacando nacional e internacionalmente. Isso é fruto de uma política pública de incentivo ao esporte que está dando certo”, afirmou
Agora, a expectativa se volta para o desempenho do jovem karateca no Campeonato Sul-Americano, onde ele representará o Brasil e o Piauí com dedicação e técnica.
Dê sua opinião: