Dois dos principais nomes do rally de velocidade no Piauí já confirmaram presença no Piauí Rally Cup. Os pilotos Rummenigge Costa, de Bom Jesus, e Lauro Lopes, de Teresina, estarão em ação nas categorias de motos entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, na Usina Comvap, localizada na Fazenda Meruoca, zona rural de União, a 30 km da capital Teresina.
Rummenigge Costa conquistou destaque nacional ao vencer a categoria Moto Iniciante (MT3) no Rally dos Sertões, em 2023, feito inédito para o estado. Na mesma competição, ele ainda garantiu a 10ª colocação na classificação geral das motos, tornando-se o primeiro piauiense a conquistar um título na maior prova de velocidade cross country das Américas.
Foto: DivulgaçãoAs expectativas do piloto para o Piauí Rally Cup são altas. “É um grande evento que proporciona uma grande estrutura de organização, com muita qualidade e segurança para todos os participantes. Além disso, é uma prova com um percurso muito desafiador. Os pilotos são exigidos ao máximo em suas habilidades técnicas e condições físicas e as máquinas conduzidas ao extremo, cenário perfeito encontrado em provas de alto nível”, disse.
A preparação tem sido intensa, com foco em condicionamento físico, prática de outros esportes e treinamentos na moto. Segundo Rummenigge, a modalidade Rally Baja, presente no Piauí Rally Cup, guarda semelhanças com o Rally Raid, praticado em provas como o Rally dos Sertões.
Foto: Divulgação“E, por ser a minha modalidade de foco, estou em constante treinamento, uma complementando a outra. Sou bicampeão da categoria RX1 (motos acima de 300cc), e como atual campeão, chego na prova com uma pressão muito grande. Mas com muito foco e preparação, pretendo fazer o meu melhor e tudo ocorrendo na proteção divina, defender esse grande título”, afirmou.
Outro destaque na disputa será Lauro Lopes, médico e piloto de off-road. Campeão brasileiro de Rally na categoria Moto 3, em 2020, ele também coleciona títulos piauienses em enduro de regularidade, além de conquistas no motocross. No Rally Cup, o competidor vai defender a equipe GasGas Brasil.
Foto: Divulgação“Vou correr numa GasGas 450F. Acho que é a moto mais adequada para o evento, por ser uma prova mais aberta, mas de velocidade, então acredito que já estou bem montado aí na escolha da moto”, disse.
Com a experiência acumulada em edições anteriores, Lauro acredita que a competição promete mais uma vez um nível elevado. “A prova deve ter estradas boas de acelerar nos canaviais da região da COMVAP, já andei lá e realmente é muito bacana de acelerar”, destacou.
O evento
O Piauí Rally Cup será realizado pela Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Federação de Automobilismo do Estado do Piauí (FAEPI). A competição valerá como Campeonato Piauiense de Rally de Velocidade para motos, UTVs e quadriciclos, além de homologação para carros 4x4.
As inscrições estão abertas pelo site piauirallycup.com.br e podem ser feitas por pilotos piauienses e de outros estados. Para os competidores de fora, é necessário apresentar licença das federações de seus estados de origem. A expectativa é receber atletas de várias regiões do Norte e Nordeste.
O Piauí Rally Cup conta com patrocínio do Colchão Onix, Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), Sistema de Incentivo Estadual do Turismo (SIETUR) e Velho Monge Cam-am. O evento tem apoio do Grupo Olho D’Água, supervisão da CBM, FMP, CBA e FAEPI, realização da Prime e produção da X-Brasil.
Dê sua opinião: