Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
23:36
Jornalismo

Anvisa proíbe venda de álcool 70% e determina retirada do produto das prateleiras

Após liberação emergencial durante a pandemia, agência retrocede e impõe prazo para fim da comercialização do líquido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o fim da venda do álcool 70% líquido em supermercados, hipermercados e farmácias comerciais.

A medida, que entra em vigor até o dia 30 de abril, representa um retrocesso após a liberação emergencial do produto no início da pandemia da Covid-19.

  

FOTO: Reprodução - Agência Brasil 
   

Em 2020, diante da necessidade de medidas emergenciais para combater a propagação do coronavírus, a Anvisa autorizou a comercialização do álcool 70% líquido para o público em geral. No entanto, o prazo estabelecido para a venda do produto expirou em 31 de dezembro do ano passado, levando à proibição novamente.

A venda do álcool líquido foi substituída pela versão em gel desde 2002, visando reduzir os acidentes domésticos relacionados ao uso do líquido.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tentou negociar um acordo de flexibilização do prazo de venda do álcool líquido, sem sucesso. A entidade ressalta que o álcool em gel continuará disponível para venda e destaca a importância de seguir as recomendações de higiene e prevenção contra a Covid-19.


Veja Também

Dê sua opinião: