Segunda, 27 de outubro de 2025, 21:34
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
21:34
Geral

Mais de 4,8 mil carteiras do autista são emitidas em 2025 no Piauí

Documento digital facilita o dia a dia de famílias e garante mais autonomia e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Em 2025, mais de 4,8 mil Carteiras de Identificação do Autista foram emitidas no Piauí, sendo 3.524 na versão digital. O documento tem transformado a rotina de muitas famílias, proporcionando mais praticidade, autonomia e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

“Antes da Carteira do Autista, a gente precisava andar com o laudo e não era prático ficar levando para todo lugar. Agora, com a carteira, tudo ficou mais fácil. Ela trouxe conforto, praticidade e segurança para nós, mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. E com a versão digital, melhor ainda, porque conseguimos resolver tudo pelo site, sem precisar sair de casa. Hoje, meu filho tem um documento que comprova quem ele é, como uma identidade própria. Ele mesmo valoriza isso, quando vai sair, sempre pergunta se estou levando a carteira dele”, conta Elizabeth de Sousa, mãe do adolescente Adriano Gabriel, de 16 anos.


Foto: Arquivo Pessoal A Carteira de Identificação do Autista é gratuita, válida em todo o estado e assegura atendimento prioritário em serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Para solicitar a carteira, os interessados devem baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão ou acessar o site pidigital.pi.gov.br. Em seguida, é necessário fazer login com os dados do Gov.br, clicar em “Serviços”, selecionar o órgão Seid-PI e escolher a opção “Solicitar Carteira de Identificação do Autista”. Depois, basta preencher os dados do beneficiário, anexar os documentos em PDF e finalizar a solicitação. O processo de análise pode levar até 30 dias.

Foto: Ascom O documento digital tem sido apontado como uma ferramenta importante de inclusão, facilitando o acesso a direitos e garantindo mais dignidade e autonomia para pessoas com autismo e suas famílias.

Veja Também

Dê sua opinião: