Terça, 01 de julho de 2025, 09:32
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
09:32
Geral

Morre José 'Pepe' Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Líder símbolo da esquerda latino-americana, Mujica ficou conhecido por seu estilo de vida simples e por sua atuação em defesa dos mais pobres

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu. A informação foi confirmada por fontes próximas ao político e por meios de comunicação uruguaios. Mujica enfrentava problemas de saúde relacionados a um câncer diagnosticado em estágio avançado, além de complicações associadas a uma doença autoimune.

Mujica foi uma das figuras políticas mais carismáticas e influentes da América Latina nas últimas décadas. Seu mandato como presidente do Uruguai, entre 2010 e 2015, foi marcado por políticas sociais progressistas, como a legalização da maconha, do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando o país um dos mais avançados em direitos civis na região.

José 'Pepe' Mujica, ex-presidente do Uruguai. Foto: reprodução internetConhecido por seu estilo de vida austero, Mujica morava em uma pequena chácara nos arredores da capital uruguaia e doava grande parte de seu salário como presidente a instituições de caridade. Por isso, ganhou o apelido de “o presidente mais pobre do mundo”.

A trajetória política de Mujica começou nos anos 1960, quando integrou o grupo guerrilheiro Tupamaros, de esquerda armada. Foi preso durante a ditadura militar e passou mais de uma década encarcerado em condições duríssimas. Após a redemocratização, foi eleito deputado, senador e, mais tarde, presidente da República.

O governo uruguaio decretou luto oficial de três dias. Diversas lideranças políticas latino-americanas e internacionais manifestaram pesar pela morte do ex-presidente. “Pepe foi um exemplo de coerência e compromisso com os mais vulneráveis”, declarou o atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Veja Também

Dê sua opinião: