Quinta, 05 de fevereiro de 2026, 17:01
Geral

Piauí entra em alerta para chuvas fortes e rajadas de vento de até 100 km/h

Avisos do Inmet valem a partir desta quarta-feira (4) e seguem até sábado (7), com risco de alagamentos, quedas de energia e descargas elétricas

Todo o território do Piauí está sob alerta meteorológico para a ocorrência de chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, segundo avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As notificações começaram a valer na manhã desta quarta-feira (4) e seguem até o próximo sábado (7), com diferentes níveis de risco distribuídos pelo estado.

O primeiro aviso, classificado na cor amarela, indica perigo potencial e abrange os 224 municípios piauienses. Ele foi divulgado às 9h30 desta quarta-feira e permanece válido até as 10h de sábado.

Além disso, o Inmet também emitiu um alerta laranja, que representa situação de perigo, direcionado às regiões Norte, Sudeste e Sudoeste do estado. Esse aviso tem validade até as 23h59 de quinta-feira (5).


Foto: Divulgação De acordo com a previsão, são esperadas chuvas que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h em todo o estado.

Em 161 municípios, a situação é ainda mais preocupante. Nessas localidades, o volume de chuva pode chegar a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h.

Diante desse cenário, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas.

Orientações à população

O Inmet recomenda que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.

A orientação também é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia para evitar danos.

Em situações de emergência, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Defesa Civil, pelo número 199.

Veja Também

Dê sua opinião: