O presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI), desembargador Tércio Tôrres, vai assumir a Corte durante o biênio 2025/2026. Em entrevista à Band Piauí, ele revelou quais serão as prioridades e desafios nos próximos dois anos.
"Temos uma expectativa boa, pois o TRT é um tribunal de excelência, que recebe o selo diamante do CNJ há dois anos. Isso demonstra que tudo está fluindo bem, mas é possível melhorar. Vamos tentar empreender um volume de trabalho para concretizar algumas melhorias e entregar uma prestação jurisdicional mais eficiente", disse.
O desembargador também destacou que uma das suas primeiras medidas será o uso da inteligência artificial, a fim de garantir maior celeridade aos julgamentos.
"A ampliação desta ferramenta no âmbito judiciário é necessária, assim como projetos de inclusão digital, aumento da Justiça Itinerante e fomentar a conciliação", pontuou.
PEJOTIZAÇÃO
Tércio Tôrres também comentou sobre o fenômeno da "pejotização", termo que se refere à contratação de pessoas jurídicas para redução de encargos trabalhistas.
O desembargador afirma que este será um dos grandes desafios do TRT-PI.
"São casos concretos que chegam diariamente à Corte e, pelo Brasil, esse é um tema controverso. Temos muita maturidade para tratar dessa pauta, mas é desafiador para a Justiça do Trabalho", finalizou.
Dê sua opinião: